Notícias
Fique por dentro das novidades
Já conhece nossas Soluções de Tecnologia para sua Empresa ? Clique aqui
As 13 carreiras mais difíceis de explicar para os pais

Você educa seu filho com todo o cuidado e carinho, investe em educação, tempo e noites mal dormidas. Ele cresce, se forma e vir um... atuário? Um designer de interface de usuário? Cientista de Dados? Como assim?

Este deve ser o estranhamento de muitos pais brasileiros por aí, segundo pesquisa do LinkedIn que acaba de ser divulgada. De acordo com o levantamento, os pais dos profissionais de atuária junto com os de quem atua como design de interface de usuário são os que menos entendem, de fato, em que consiste o "ganha-pão" dos seus rebentos. 

Mas eles não são os únicos. Segundo a pesquisa feita com 16 mil pessoas ao redor do globo, um em cada três pais tem dificuldade para entender o que os filhos fazem.  Ao todo, dois terços dos progenitores gostariam de saber mais sobre a profissão deles. Veja quais as outras carreiras mais difíceis de explicar para os pais no Brasil. 

1 - Atuário

72% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego.

O que faz? O papel dos profissionais de atuária é fazer cálculos e análise dos riscos de fundos de bens privados e seguros de vida de indivíduos. Ele estabelece previsões financeiras de aposentadoria, pensões e reposição de imóveis, automóveis e produtos assegurados.

2 - Designer de Interface de Usuário

68% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego.

O que faz? De olho na experiência que o usuário final terá ao acessar o programa ou site, o designer de interface de usuário tem o papel de criar ferramentas que facilitem este processo e tornem o produto mais acessível (e palatável) ao usuário final.

3 - Subeditor

65% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego.

O que faz? As funções variam conforme o tipo e tamanho do veículo que o subeditor trabalha. Mas, grosso modo, ele tem a função de auxiliar o editor no processo de edição de reportagens, coordenar equipes e, em alguns momentos, produzir matérias.

4 - Produtor de rádio

64% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? O papel do produtor é coordenar todas as atividades para que o programa saia do papel – desde a definição das pautas, programação até a gravação e edição dos programas.

5 -Gerente de times de esportes

64% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? Ele tem o papel de fazer a equipe funcionar e, em alguns casos, ser rentável. Isso passa por gerir técnicos e atletas, mas também firmar parcerias e definir estratégias de negócios para o time.

6 - Cientista de dados

60% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? Antes de tomar corpo nos planos estratégicos da empresa e balizar as decisões tomadas diariamente, os dados que chegam aos sistemas de computadores precisam ser analisados. Com formação em estatística, os cientistas de dados têm a função de colocar estas informações dentro de um contexto para então encaminhar estas analises para os departamentos estratégicos.

7 – Designer de moda

60% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? Com base em análises de tendências de modas, o designer de moda tem a missão de criar peças de roupas e acessórios. Além disso, ele também pode prestar assessoria para lojas e escolher quais produtos comprar.

9 – Gestor de mídias sociais

59% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? Engana-se quem pensa que a rotina de trabalho de um analista de mídias sociais se resume a passar o dia clicando no botão curtir do Facebook ou tuitando. O dia a dia depende de estratégia, um profundo conhecimento dos negócios da companhia em questão e domínio das principais ferramentas sociais. A formação básica é em marketing, relações públicas, jornalismo e áreas afins. Experiência e domínio de ferramentas como o Facebook Insights, Google Analytics e outras plataformas de análise de dados são requisitos.

10 – Técnico de laboratório

56% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? Ele tem a responsabilidade de executar e supervisionar os testes feitos em laboratório, fazer as análises necessárias e elaborar a confecção de laudos.

11 – Assistente pessoal

52% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? A função, que começa a ganhar força no Brasil, é exatamente pôr em prática aqueles assuntos pessoais que muita gente nunca tem tempo para fazer. Em outros termos, o assistente pessoal é um tipo de secretário com fins pessoais: pagar contas, cuidar da agenda e marcar compromissos seriam algumas das funções.

12 – Banqueiro de investimentos

52% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? Aos banqueiros de investimentos é delegada a função de administrar fundos de investimentos, realizar operações de fusões e aquisições, entre outras atribuições.

13 – Gerente de relações públicas

52% dos pais não têm ideia do que o filho, realmente, faz neste emprego

O que faz? Seja para uma empresa ou para figuras públicas, o executivo de relações públicas tem a missão de fazer com que tudo siga o script diante do público - em situações oficiais ou não.

Deixe seu comentário

Ops, ocorreu um erro!
Olhe os campos que estão vazios ou inválidos:

Preview do seu comentário

Seu Nome

Data de Postagem

Este é seu Comentário.